segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DICAS DE ESPORTE


Os benefícios que os esportes promovem para a saúde da população estão em constante ascendência. A comunidade médica é unânime em afirmar que quem pratica esportes melhora e prolonga qualidade de vida.
Nas últimas décadas a variedade de esportes teve um aumento significativo, com a proliferação de atividades alternativas como trilhas, escaladas, mergulhos e muitas outras que também contribuem para uma vida mais saudável. Para Flávio Henrique, especialista em Medicina dos Esportes, a prática desses exercícios é, antes de tudo, muito terapêutica. "Sem dúvida nenhuma é melhor investir na prática de exercícios físicos do que ficar depois 'correndo atrás' de remédios. Um esporte alternativo, como por exemplo a corrida de aventura, é proveitoso tanto para a parte física como para a questão perceptiva, pois mexe com o físico e a orientação racional".
Segundo Ricardo Diógenes, também especialista em Medicina dos Esportes, a prática de esportes auxilia desde a prevenção de cardiopatias até uma menor incidência de doenças como o câncer. "O benefício desse estilo de vida previne doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes e muitas outras. Existem estudos que demonstram que quem pratica esportes tem menor incidência de alguns tipos de câncer, como o de próstata e mama", diz o Dr. Ricardo.
Para o médico, uma atividade que merece destaque é o Tai-Chi Chuan. "É uma prática milenar que promove grande benefício cardiovascular e muscular, sem dúvida melhorando a qualidade de vida. Mas é sempre importante ter um acompanhamento profissional para essas atividades. Tudo é válido, desde que feito com prazer".
E o Dr. Flávio concorda. "Qualquer um pode começar uma atividade física. Mas em sua intensificação é importante uma orientação mais específica", conclui.
Fonte: Caderno Especial do Jornal O Povo (Saúde em Dia)  - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Comentário aqui. Obrigado!