domingo, 29 de julho de 2012

Brasil vence a Bielorrússia de virada e se classifica para segunda fase

Brasil vence a Bielorrússia de virada e se classifica para segunda fase
Brasil vence a Bielorrússia de virada e se classifica para segunda fase
A Seleção Brasileira fez neste domingo (29/07) o seu segundo jogo nas Olimpíadas de Londres 2012, contra a Bielorrússia, no Estádio Old Trafford, casa do Manchester United. A equipe brasileira saiu perdendo e conseguiu uma virada no placar que ficou em 3 x 1 com gols de Pato, Neymar e Oscar.
No início, a seleção brasileira até conseguiu controlar a bola. O time dirigido por Mano Menezes trocou passes nos minutos iniciais, mas esbarrou na forte marcação de Bielorrússia, que recuou demais a linha de marcação.
E quando o Brasil ainda tentava encontrar espaços na defesa adversária, sofreu o primeiro gol. Aos 7min do primeiro tempo, Kozlov cruzou da direita para Renan Bressan, que apareceu com liberdade na área e completou de cabeça para as redes, no canto esquerdo baixo do goleiro Neto.
Renan Bressan, curiosamente, nasceu no Brasil e se naturalizou para defender Belarus. Ele é um dos jogadores com mais de 23 anos na lista de atletas da equipe europeia para os Jogos Olímpicos.
Se o Brasil já tinha dificuldades para encontrar espaços no início, o gol tornou as coisas ainda mais conturbadas. O time canarinho se espalhou em campo, ficou bagunçado e perdeu totalmente a lucidez no primeiro tempo. A exceção era Oscar, que chegou a buscar a bola no campo de defesa para tentar aparecer no jogo.
O gol de empate, porém, saiu dos pés de Neymar. Apagado no jogo, o atacante participou dos lances mais agudos do Brasil. Aos 14min da etapa inicial, por exemplo, cruzou da esquerda para Alexandre Pato, que igualou o marcador de cabeça.
Neymar tentou uma série de jogadas individuais no restante do jogo, mas não conseguiu levar a melhor sobre os marcadores. E se estava difícil com a bola rolando, ele brilhou apenas quando ela parou. Aos 20min do segundo tempo, o camisa 11 cobrou falta com perfeição da meia direita e colocou o Brasil em vantagem.
Na frente, o Brasil retomou o ritmo do início do jogo. O time canarinho passou a trocar passes lateralmente, de forma cadenciada, sem ameaçar a defesa de Belarus.
Os europeus, por outro lado, não mostraram qualquer condição técnica de marcar mais uma vez. Após o gol de Bressan, a Bielorrússia até levou a bola ao campo de ataque. Contudo, não transformou isso em oportunidades claras.
O marasmo do segundo tempo só foi rompido por uma jogada individual de Neymar. O atacante conduziu a bola pela esquerda, atravessou a defesa da Bielorrússia em direção ao meio e tocou de calcanhar para Oscar, que invadiu a área com liberdade e tocou na saída do goleiro, marcando o terceiro gol do Brasil.

sábado, 28 de julho de 2012

A judoca Sarah Menezes conquista o primeiro ouro do Brasil em Londres


A judoca piauiense Sarah Menezes foi a responsável pela primeira medalha de ouro do Brasil na Olimpíada de Londres. Felipe Kitadai, também do judô, consegue bronze


Sarah Menezes (22) conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, neste sábado, 28.
“A sensação é muito gostosa, estou flutuando, muito feliz, mesmo. Quero compartilhar isso com o Piauí e os outros atletas do Brasil que ainda vão competir”, disse Sarah, que ganhou o terceiro ouro da história do País no judô.
A judoca de Teresina, no Piauí, venceu a romena Alina Dumitru e conseguiu a primeira medalha brasileira no judô feminino.


Escolha a bicicleta perfeita para você Modelo ideal tem tudo a ver com sua vontade de pedalar, saiba reconhecer


Você sempre sonhou com um exercício ao ar livre, que ofereça uma grande sensação de bem-estar, queime uma enorme quantidade de calorias e trabalhe com a musculatura dos membros inferiores e superiores? Saiba que um simples passeio de bicicleta pode fazer tudo isso por você.O personal trainer José Aristides Mello afirma que as principais melhorias que uma boa pedalada oferece são o aumento da eficiência no sistema cardiorrespiratório e controle da hipertensão. A captação do oxigênio melhora e também aumentam os níveis de colesterol bom (HDL), afirma.

Mas, para curtir todas essas vantagens, não vale sair comprando a primeira bicicleta que aparecer na sua frente Uma bicicleta que não combina com o seu biótipo pode causar até lesões musculares , diz o professor de educação física Quintino Cordeiro, triatleta e responsável pela assessoria esportiva BKSports. Abaixo, ele dá algumas dicas para quem procura o melhor modelo de bike. 
  • mulher pedalando em uma trilha - Foto Getty Images
  • homem pedalando em uma bicicleta de corrida - Foto Getty Images
  • mulher arrumando o selim da bicicleta - Foto Getty Images
  • homem carregando a bicicleta - Foto Getty Images
  • mulher em uma loja de bicicletas - Foto Getty Images
  • guidão de bicicleta - Foto Getty Images
  • mulher vestindo um capacete - Foto Getty Images
 
 
DE 7
mulher pedalando em uma trilha - Foto Getty Images

Modelo para trilhas e estradas de terra

O ideal para andar em lugares montanhosos é uma mountain bike. Aliás, dependendo do estado das ruas do seu bairro, elas continuam sendo uma boa opção na cidade também. Adquirir uma bicicleta desse modelo não é muito difícil, elas estão presentes até mesmo nos supermercados. As moutan bike são muito conhecidas e fáceis de comprar. As lojas especializadas oferecem modelos importados de ótima qualidade, o preço pode ser um pouquinho maior, mas a durabilidade e a segurança também são explica o triatleta Quintino Cordeiro
homem pedalando em uma bicicleta de corrida - Foto Getty Images

Ciclismo

O modelo speed é o ideal para a prática do ciclismo. Essas bicicletas são muito mais leves e rápidas, além de contar com freios mais potentes. Mas elas não são tão confortáveis e exigem mais do corpo. É um modelo bem pouco indicado para quem está começando, mas perfeito para quem está em busca de desempenho atlético , afirma Quintino Cordeiro 
mulher arrumando o selim da bicicleta - Foto Getty Images

Selim

O formato do selim ideal é aquele que traz mais conforto ao seu corpo. A regra é experimentar os modelos para escolher o que mais se adapta às suas curvas afirma o consultor esportivo. Em geral, os almofadados são mais confortáveis. Já a altura do selim varia de acordo com sua altura: coloque de maneira a não pedalar muito curvado. 
homem carregando a bicicleta - Foto Getty Images

Aros

Os aros interferem pouquíssimo na velocidade que a bicicleta atinge. Prefira os de alumínio. Eles são menos resistentes e deixam a bicicleta mais leve e fácil de carregar, justifica Quintino. 
mulher em uma loja de bicicletas - Foto Getty Images

Preços

Em qualquer um dos modelos, os itens mais importantes são os conjuntos de câmbio e freio, cujos fabricantes desenvolvem diversas linhas, indo dos mais simples aos mais sofisticados. Estes itens, normalmente, são os responsáveis pela maior variação de preços entre os modelos de bicicletas. 
guidão de bicicleta - Foto Getty Images

Guidão

O formato do guidão também interfere no conforto e nas condições do pedalar. Os mais retos garantem uma velocidade maior. Mas são contra-indicados para pessoas mais idosas, por favorecerem dores e problemas na coluna. Se você deseja passeios mais leves, a melhor opção está nos guidões altos e que apresentam uma distância pequena do selim. 
mulher vestindo um capacete - Foto Getty Images

Acessórios

Capacete e luvas são itens indispensáveis em qualquer ocasião. A cabeça e as mãos, geralmente, são as primeiras partes do corpo a se chocar com o solo em casos de quedas. 

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Saiba Tudo o que Você Precisa para Começar uma Academia

Academias de GinásticaIr a uma academia de ginástica tem sido, desde os anos 80, a resposta para o sedentarismo que tomou conta da sociedade atual. Como nem todo mundo tem um emprego em que seja preciso levantar peso diariamente ou fazer qualquer esforço físico constante, muita gente acaba ganhando uns indesejáveis “quilinhos” a mais. Eles começam a incomodar um pouco mais no começo da vida adulta, por volta dos 18, 19 anos, que é, aliás, a idade ideal para começar um programa de condicionamento físico mais elaborado. Antes disso, frequentar uma academia não é altamente recomendado, visto que algumas pessoas não param de se desenvolver fisicamente por volta dos 20 anos.
Portanto, primeiro é preciso perceber as necessidades de cada um. Uma ida ao médico sempre ajuda, pois além de um “check-up”, ele pode fornecer um atestado que muitas academias exigem para o ingresso de novos alunos. Hoje em dia, há programas para diferentes tipos de bolsos, mas nem sempre o mais barato é o mais adequado. O ideal é contatar um treinador da própria academia para juntos elaborar um plano de exercícios. Não é porque hidroginástica ou musculação estão na moda que são o mais certo para todos, por isso é preciso encontrar a melhor série de atividades físicas para cada tipo de corpo – e objetivo final.
Esta é uma parte fundamental na hora de se decidir em frequentar numa academia: o que se quer atingir. Traçar uma meta é um bom começo, e usar de alguns artifícios para incentivar pode ser uma opção interessante – como comprar uma calça um número abaixo. Quando o futuro “atleta” finalmente conseguir entrar na roupa nova, o sentimento de realização vai ser o tempero ideal para não perder o hábito de exercer uma atividade física. Além de autoestima, os ganhos de praticar exercícios constantemente em termos de saúde são comprovados cientificamente.
Por fim, após a escolha da academia e com um bom plano na mão, resta apenas a escolha do “uniforme”. Quase todas as modalidades esportivas possuem roupa própria, que aumentam o desempenho do atleta. Portanto, embora calças leggings, moletons, shorts de nylon, tops, bustiês, camisetas são os mais populares, usar a roupa errada pode cansar mais do que exercitar. Correr na esteira, por exemplo, só não pode ser com calça jeans – o resto está liberado. Uma aula de aeróbica, por sua vez, vai pedir algo menos pesado que o moleton. Dependendo da atividade física escolhida, alguns acessórios também serão necessários. O básico é chuquinhas para os cabelos compridos, arcos e faixas para as franjas, além de suporte para os punhos (munhequeira) – e tornozelos.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

terça-feira, 24 de julho de 2012

Dicas para se barbear

Dicas para se barbear
Muitos homens passam dificuldades na hora de se barbearem, principalmente quando o aparelho de barbear apresenta desgastes e a lâmina começa a irritar a pele, causando pequenos aranhões e cortes, deixando a pele aberta e exposta a bactérias o que pode causar inflamação e irritação por um bom período na pele do rosto, deixando vermelhidão durante alguns dias.
Uma das dicas bastante consideráveis para se barbear bem, é antes de tudo lavar o rosto com água morna ou quente, pois, a água em temperatura mais elevada do que o rosto, abre os poros, facilitando assim o corte dos pelos da barba e deixando o barbear mais fácil e tranqüilizante, além é claro de diminuir a quantidade de irritações causadas por um barbear com a pele fria ou em temperatura ambiente, pois os poros estarão fechados e os pelos estarão mais resistentes.
A melhor hora do dia para se barbear é após o banho, pelo motivo já citado acima ou então a noite, onde a pele está mais oleosa naturalmente, dando uma melhor abertura aos poros do rosto. Procure sempre utilizar um creme especial para barbear, evite utilizar sabonete ou outro produto qualquer senão o específico para o barbear, isto ajuda e muito na hora de manter a pele hidratada durante a operação.
Procure iniciar o barbear sempre nos pelos mais macios da barba, os da face do rosto e também os do pescoço, fazendo movimentos leves e sem muita velocidade, respeitando cada curva de seu rosto e também tenha sempre em mãos uma loção pós barba, que ajudará no descanso de sua pele e na hidratação da mesma após o barbear, pois a irritação são constantes e comuns em todos os casos.
Após o término do barbear, lave o rosto com água abundante e sem nenhumproduto, repita o processo por várias vezes para eliminar os pelos que foram cortados e mesmo assim permaneceram em seu rosto, e jamais friccione a toalha sobre seu rosto pós barba, pois isto com certeza o irritará, utilize a toalha somente com leve toques para secar o rosto, em seqüência aplique a loção pós 
barba.

sábado, 21 de julho de 2012

DICA DE SAÚDE, Exercícios Físicos

Dicas de Exercícios Físicos
Nos últimos anos foi provado que a maior parte de falta de saúde é provocada pela falta de atividade física, hoje em dia as pessoas estão mudando seus hábitos, todos sabemos que a única maneira de prevenir a inatividade física é permanecer ativo, não durante um mês mas sim durante sua vida toda.
Todos nós sabemos que a saúde é uma coisa que podemos controlar e queprevine o surgimento de algumas doenças, quando nascemos temos um corpo saudável e temos que cuidar e zelar, pois o nosso corpo é o nosso abrigo. E muitas pessoas quando crescem deixam de cuidar do seu corpo e com isso vêm as doenças e a obesidade.
A falta de exercícios físicos diariamente pode deixar a pessoa muito tensa e ficar sem canais naturais de liberação para essas tensões, nossos músculos ficam muito fracos e tensos, o correto é praticar atividade física durante a vida toda, com isso podemos ter uma vida saudável e gratificante em qualquer idade.
Para as pessoas que desejam começar a fazer exercícios físicos, é bom que façam um check up, com isso você vai ver suas condições cardíacas entre outros testes que vai avaliar sua condição física, depois de fazer o check up procure um médico junto com um profissional da área de Educação física para então começar a fazer as atividades físicas. Todas as pessoas devem saber que praticar exercícios físicos regularmente faz muito bem a saúde, o importante é praticar exercícios diariamente, pois do que adianta ter um conhecimento e não aproveitá-lo.

Mais de 60 competidores deverão participar da 1ª Etapa do Sobral Bicicross Crew


Evento será no domingo, 22 de julho, no Parque da Cidade

A Secretaria do Esporte e da Juventude de Sobral, em parceria com a Central Única das Favelas de Sobral (CUFA Sobral), realizará neste domingo, 22 de julho, a partir das 15h, na pista de Bicicross do Parque da Cidade, a 1° Etapa do Sobral Bicicross Crew. O evento é também o início do Circuito Sobralense de Bicicross e conta com o apoio da Associação Sobralense de Bicicross.

Serão oito categorias dividas em faixas etárias, desde crianças de 5 anos de idade, passando pelas categorias de elite, até a categoria master. Durante o evento, haverá sorteio de brindes e apresentações culturais.

Estão inscritos 65 competidores, sendo 50 de Sobral e 15 de outros municípios do Ceará. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento. 



Fonte; http://www.sobral.ce.gov.br


sexta-feira, 20 de julho de 2012

domingo, 15 de julho de 2012

Diocese de Sobral promove a corrida Bote Fé na Vida


A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB estará promovendo uma corrida de rua no dia 22 de julho em todas as dioceses do Brasil, marcando a contagem regressiva para Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O "Bote Fé na Vida", que visa integrar a prática esporte com a envagelização juvenil, será realizado na diocese de Sobral, no dia 22 de julho, com concentração para largada, na praça Quirino Rodrigues (Praça do Abrigo).

A concentração para a largada será realizada a partir das 8h da manhã com show, aquecimento e alongamento. A largada está marcada para as 09h da manhã, os 200 primeiros inscritos ganharão a camisa oficial do Bote Fé na Vida. As incrições estão sendo feitas na Mater Die e diretamente no blog Bote Fé Sobral. Lembramos que quem chegar em  1º Lugar da corrida ganhará um pacote para a  JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013. Todos os carismas, expressões e movimentos juvenis de nossa diocese e o povo em geral estão convidados para este momento de graça proporcionado pela jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio em julho de 2013. Mais informações: 9231- 5097(Pe. Diniz); 96134449 (Roberio); 96664544 (Emanoel)



sexta-feira, 13 de julho de 2012

JMJ 2013: Comissão prepara encontro especial neste mês


Eventos marcam contagem regressiva para a JMJ, que será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro
O Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 convida toda a cidade do Rio para o primeiro grande encontro preparatório rumo à JMJ Rio2013. O evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de julho no Complexo do Maracanã e marcará a contagem regressiva de um ano para a realização da Jornada. O objetivo é apresentar um pouco daquilo que será a JMJ Rio2013.

O encontro acontecerá em dois locais simultâneos: Ginásio Maracanãzinho e Estádio de Atletismo Célio de Barros. Além das Celebrações Eucarísticas, com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, do presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno de Assis, e do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a programação terá shows, palestras e o lançamento da campanha de doações para a JMJ Rio2013.

Os ingressos para participação no Ginásio do Maracanãzinho serão distribuídos nas paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro/RJ e os eventos paralelos no Estádio de Atletismo Célio de Barros serão abertos ao público em geral.

Um festival com a participação de grandes nomes da música católica e popular brasileira, apresentações culturais e ações sociais também marcarão o evento.

A expectativa de público é de cerca de 50 mil pessoas durante os três dias de evento, que será transmitido na íntegra pela internet, através do portal oficial da JMJ Rio2013: www.rio2013.com.

Programação (sujeita a alteração):

Sexta-feira, dia 27

Abertura - Missa presidida pelo Núncio Apostólico
Show com Jovens Cantores apresentando os hinos de todas as JMJs

Sábado, dia 28

Abertura das atividades no espaço Célio de Barros
Missa presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB
Exposição de arte sacra
Festival de pipas
Festival de música no palco Célio de Barros
Pregação e testemunhos
Show com Cantores do Rio de Janeiro (Banda Bom Pastor e convidados)

Domingo, dia 29

Missa presidida pelo presidente do COL e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta
Ações sociais: prestação de serviços gratuitos para toda a população (teste de hepatite e glicose, banca de emprego, testes vocacionais, avaliação IMC, etc.)
Apresentação de grandes bandas da musica católica
Palestra do padre Reginaldo Manzotti
Show com Elba Ramalho e grandes nomes da MPB
Show de lançamento CD do padre Omar Raposo, com participação especial de Diogo Nogueira

quinta-feira, 12 de julho de 2012

FOTO DE TODO ELENCO DO PALMEIRAS CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 2012


Verdão encerra jejum e se consolida como maior campeão nacional Título da Copa do Brasil faz Palmeiras recuperar hegemonia no futebol brasileiro. Ao todo, são dez conquistas


Foram 14 anos de espera. De lá para cá, muita coisa aconteceu na vida do palmeirense. Algumas derrotas doídas, outras eliminações inesperadas, e até uma passagem pela Série B do Campeonato Brasileiro marcaram negativamente a última década do Verdão.
Porém, as lamentações e tristeza dão agora espaço novamente para euforia, alegria e, principalmente, orgulho. A fria noite desta quarta-feira, em Curitiba, representou ao Palmeiras, além de seu segundo título na Copa do Brasil, a consolidação do clube como o maior vencedor de competições nacionais do futebol brasileiro.
Felipão, Palmeiras, Campeão Copa do Brasil (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)No ano passado, a Confederação Brasileira de Futebol decidiu por unificar todas as conquistas nacionais anteriores ao ano de 1971, data da primeira edição do Campeonato Brasileiro. Assim, competições como a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, disputadas entre 1959 e 1970, passaram a ter o mesmo peso e importância para a entidade máxima do futebol no país.
Felipão, emocionado, carrega taça da Copa do Brasil (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Com a conquista da Copa do Brasil deste ano, o Verdão soma agora dez títulos nacionais, excluindo da contagem torneios como a Copa dos Campeões e a Supercopa do Brasil, levando vantagem em relação ao Santos, que aparece em segundo com nove títulos, e ao Corinthians, o terceiro da lista com sete conquistas.
A hegemonia alviverde teve início em 1960, logo na segunda edição da Taça Brasil. O time comandado por Osvaldo Brandão e de craques como Valdir Joaquim de Moraes, Djalma Santos e Julinho Botelho, levou a melhor contra o Fortaleza, com direito a goleada histórica por 8 a 2 no segundo jogo, no Pacaembu, para ficar com o título.
Depois da supremacia santista entre os anos de 1962 e 1966, o Verdão voltou a conquistar a competição em 1967. Agora com Mario Travaglini no banco, o Palmeiras, que já contava com Dudu, Ademir da Guia e César Maluco, faturou o título diante do Náutico após três finais.
No mesmo ano, o Alviverde conseguiu seu terceiro título nacional, o primeiro da edição de estreia do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. No quadrangular final, o Verdão levou contra Internacional, Corinthians e Grêmio, e invicto, faturou mais uma taça, fato que viria se repetir em 1969 quando, mais uma vez sem sofrer nenhuma derrota na fase decisiva, venceu a concorrência de Cruzeiro, Corinthians e Botafogo para garantir o bicampeonato no Robertão.
Já na era do Campeonato Brasileiro organizado pela CBF, a Academia palmeirense não demorou para mostrar a sua força. Novamente comandado por Brandão, e o Verdão de Ademir da Guia, Luis Pereira, Emerson Leão e Leivinha venceu as edições de 1972 e 1973.
Depois de uma década de 1980 trágica para o torcedor alviverde, o Verdão voltou com tudo no início dos anos 90. Para acabar com a incomoda seca, Vanderlei Luxemburgo conseguiu montar um verdadeiro esquadrão no Palestra Itália.
Entre os anos de 1993 e 1994, craques como Velloso, Antonio Carlos, Cleber, Roberto Carlos, César Sampaio, Mazinho, Edilson, Rivaldo, Zinho, Evair e Edmundo desfilaram pelos gramados do país na conquista do bicampeonato nacional.
Depois de bater na trave em duas oportunidades – vice da Copa do Brasil, em 1996, e do Brasileirão, em 1997 – o clube optou decidiu por mudar seu estilo. A Academia alviverde e suas exibições de classe deram espaço para a raça e o futebol de resultado de Luiz Felipe Scolari.
Mesmo com a forte resistência no início, o trabalho da comissão técnica não poderia ser melhor. E, 1998, o Verdão venceu a Copa do Brasil de 1998 – última competição nacional vencida pelo Alviverde antes de 2012 –, titulo que credenciou o Palmeiras para a disputa da Taça Libertadores da América do ano seguinte, torneio também vencido pela equipe do Palestra Itália.
Apesar da maior glória de sua história conquistada em 1999, o torcedor alviverde amargou um longo período de fracasso a partir do ano 2000.
De lá para cá, o vexame de ter disputar a Série B do Brasileirão (2003) e apenas três títulos: um torneio Rio-São Paulo (2000), uma Copa dos Campeões (2000) e um Campeonato Paulista (2008). Porém, o reencontro com Felipão, que reassumiu o Verdão em agosto de 2010 após passagens por Cruzeiro, seleção brasileira, seleção portuguesa, Chelsea-ING e Bunyodkor-UZB, recolocou o clube nos trilhos das conquistas importantes.

Fonte;http://globoesporte.globo.com

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dia da redenção: Coritiba e Palmeiras duelam pelo título da Copa do Brasil Com boa vantagem, paulistas estão próximos de conquista após década ruim. Coritiba busca a virada e o ‘milagre’ em sua segunda final em casa


Couto Pereira, quarta-feira, 21h50m. Falta pouco para o país conhecer seu novo campeão, uma equipe alviverde que superou adversários difíceis, sérios problemas na última década e que agora encontra a redenção. Tanto Coritiba quanto Palmeiras jogam hoje à noite pela redenção de uma década no ato final da edição 2012 da Copa do Brasil. Com a vitória por 2 a 0 no jogo de ida, em Barueri, o Verdão, de Luiz Felipe Scolari, começa com vantagem. Mas o Coxa, de Marcelo Oliveira e o seu Green Hell, agora eletrônico, prometem uma luta intensa para tirar garantir a taça. Nos vídeos, relembre as campanhas das duas equipes.
Nunca foi fácil. Na última década, menos ainda. O palmeirense se acostumou a sofrer com derrotas doídas e eliminações vexatórias, mas voltou a sorrir com um time que, se não é um primor de técnica, faz de tudo para se entregar dentro de campo. Desde o fatídico 2002, quando caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Verdão só conquistou um título de elite: o Paulista de 2008. Agora, voltou a ser temido. A taça significa a soberania nacional: serão dez conquistas (oito Brasileiros reconhecidos pela CBF, mais duas Copas do Brasil), contra nove do Santos. Significa também a redenção de Felipão, que venceu uma série de problemas para chegar à decisão.
Nunca foi fácil. Na última década, menos ainda. O coxa-branca chorou com dois rebaixamentos, eliminações em competições nacionais e a ascensão do rival Atlético-PR (que voltou a cair e agora disputa a segunda divisão). Desde o fatídico 2002, quando foi eliminado do Campeonato Brasileiro ao perder para um rebaixado Gama (e permitir a classificação do Santos, futuro campeão), foram três anos na Série B (2006, 2007 e 2010) e seis títulos estaduais, insuficientes para um clube que tem sede de conquistas nacionais, chance perdida no ano passado justamente na final da Copa do Brasil, também em casa, para o Vasco, mesmo com a vitória por 3 a 2 - perdeu o jogo de ida, no Rio, por 1 a 0. O título significa uma vaga na Taça Libertadores depois de nove anos fora, além da consolidação do trabalho de Marcelo Oliveira, técnico que ganhou o torcedor do Coritiba em um ano e meio de trabalho.
Um 2 a 0 para o Coritiba leva a decisão para os pênaltis. Se o Palmeiras fizer um gol, o Coxa terá de marcar quatro, por causa do critério do gol fora de casa. Assim como no primeiro jogo da decisão, haverá desfalques. De um lado, o zagueiro-artilheiro Emerson está suspenso. Do outro, Valdivia foi expulso e também fica fora. Sem contar Barcos, que se recupera da cirurgia de retirada do apêndice e não tem condição de jogo novamente.
O Couto Pereira terá uma tecnologia inovadora para incentivar o Coxa: um Green Hell eletrônico, já que os sinalizadores e fumaças estão proibidos no estádio. Assim, os artefatos serão substituídos por lâmpadas de LED e gelo seco para proporcionar o mesmo efeito para os cerca de 35 mil torcedores. Destes, 4 mil, segundo o Coxa, ou 5.500, de acordo com o Palmeiras, serão visitantes. O Verdão também leva com a delegação todos os jogadores lesionados e não relacionados.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real e terá um programa especial, com flashes ao vivo do Couto Pereira, a partir das 21h. A TV Globo e o SporTV transmitem o duelo para todo o Brasil, direto de Curitiba. A arbitragem será de Sandro Meira Ricci (PE), auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Alessandro da Rocha Matos (BA).

header as escalações 2
Coritiba: o time é um mistério. O técnico Marcelo Oliveira disse que já tem o grupo fechado, mas só divulgará a escalação momentos antes do jogo. Apesar da indefinição, é provável que o volante Sérgio Manoel, o lateral-direito Ayrton e o atacante Roberto retornem ao time. A principal dúvida é se o treinador utilizará três volantes ou se começa com dois armadores. O Coxa deve entrar em campo com Vanderlei; Ayrton, Demerson, Pereira e Lucas Mendes; Willian, Sergio Manoel, Rafinha e Éverton Ribeiro; Roberto e Everton Costa.
Palmeiras: Felipão faz pelo menos duas mudanças na equipe que venceu o primeiro jogo, já que Henrique volta ao time e Valdivia está suspenso. Daniel Carvalho substitui o Mago, enquanto Márcio Araújo vai para o banco de reservas. O restante deve ser mantido. O time provável tem Bruno, Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vitor e Daniel Carvalho; Mazinho e Betinho (Maikon Leite).

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Coritiba: o zagueiro Emerson está suspenso; o atacante Marcel está com uma lesão na coxa direita; e Cleiton, Jackson e Keirrison ainda não têm data para voltar a jogar.
Palmeiras: Valdivia está suspenso. Luan, recuperado de um estiramento na coxa direita, mas ainda sem ritmo de jogo, Barcos, que se recupera de uma cirurgia para retirada do apêndice, Wesley, ainda em tratamento de uma grave lesão no joelho, e Román, com uma lesão muscular, são os outros desfalques.

header fique de olho 2

Coritiba:
 o meia Rafinha é o principal nome do coletivo coxa-branca. Considerado um maestro no meio-campo, ele terá a responsabilidade de distribuir as jogadas e mandar o passe redondo para o Coxa sair da desvantagem e marcar os três gols necessários.
Palmeiras: se o time não sofrer gols, é campeão da Copa do Brasil. Para isso, o zagueiro Henrique volta de suspensão e será escalado no meio-campo, numa função que desempenhou bem na reta final do torneio. Formado no Coxa, ele terá a oportunidade de conquistar a taça em um lugar onde já foi ídolo e passou dez anos.

header o que eles disseram

Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba: “O Coritiba tem criado chances no Couto Pereira. Foi sempre assim. A participação da torcida é fundamental e nos faz ainda mais forte. Além do poder de decisão das jogadas, que é mais forte. Tudo isso aliado será fundamental para a nossa conquista”.
Daniel Carvalho, meia do Palmeiras: “Sabemos que alguns jogadores do Coritiba podem fazer a diferença. Temos de estar concentrados e pensando em não tomar gol. É jogar nosso futebol, marcar em cima, não dar espaço... Só podemos pensar na vantagem quando estivermos nos minutos finais”.
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* O Palmeiras não perde por mais de dois gols de diferença há 53 jogos. Este é o resultado de que o Coritiba precisa para ser campeão. A última derrota assim foi um 3 a 0 para o Internacional, em setembro de 2011, pelo Campeonato Brasileiro.
* Nas quatro vezes em que a equipe da casa venceu a partida de ida da final da Copa do Brasil por 2 a 0, saiu campeã no jogo de volta. Foi assim com Paulista (2005, contra o Fluminense), Flamengo (2006, diante do Vasco), Corinthians (2009, Internacional) e Santos (2010, ante o Vitória).
* A equipe que perdeu o primeiro jogo da decisão só conseguiu inverter o placar três vezes na história da Copa do Brasil. Em 1992, o Internacional venceu o Fluminense por 1 a 0 (perdeu a ida por 2 a 1). Em 1998, o Palmeiras venceu o Cruzeiro por 2 a 0 (perdeu a ida por 2 a 1). Em 2008, o Sport venceu o Corinthians por 2 a 0 (perdeu a ida por 3 a 1).
header último confronto v2
Foi na semana passada, dia 5 de julho, em Barueri, pela partida de ida da decisão da Copa do Brasil. O Palmeiras venceu por 2 a 0 e obteve grande vantagem para a volta, mas não foi tão fácil assim. O Coxa dominou o primeiro tempo e Bruno salvou o time da casa em pelo menos duas oportunidades. Aos 47, porém, Betinho sofreu pênalti, e Valdivia cobrou com perfeição. Aos 19 do segundo tempo, Thiago Heleno completou o placar, de cabeça. O jogo teve recorde de público na Arena Barueri: 28.557 pagantes em uma bela festa alviverde.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Morre Cardeal Eugênio Sales

Cardeal_salesA Arquidiocese do Rio de Janeiro informou no fim da noite desta segunda-feira, 9 de julho, a morte do arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eugênio de Araújo Sales, aos 91 anos, vítima de um infarto enquanto dormia em sua casa no bairro do Sumaré, na capital carioca. “Foi um homem que seguiu Jesus Cristo, que soube estar presente nos momentos do Brasil”, avaliou dom Orani João Tempesta, em entrevista aoJornal da Globo,  na madrugada desta terça-feira.

Atualmente, dom Eugênio era o mais antigo cardeal da Igreja Católica. Teve uma presença importante na questão dos refugiados, e foi uma referência para o Vaticano em relação à Igreja no Brasil. “Lembramos de sua atuação na Favela do Vidigal, ajudando os mais necessitados. Foi alguém que nunca deixou a fidelidade ao seu amor à Igreja e ao Santo Padre”, recordou dom Orani.

O velório ocorrerá durante esta terça-feira na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio. Já o enterro ainda não tem data marcada, mas está previsto para quarta-feira, quando o irmão de dom Eugênio, dom Heitor Sales, que foi arcebispo de Natal (RN) voltar de uma viagem à Europa.

Biografia

Dom Eugênio Salles nasceu em Acari (RN) no dia 8 de novembro de 1920, e fez seus primeiros estudos em Natal onde ingressou, em 1931, no Seminário Menor. Os cursos de Filosofia e Teologia foram realizados Seminário da Prainha, em Fortaleza. A ordenação presbiteral ocorreu em dia 21 de novembro de 1943.

Com apenas 33 anos, em 1954, foi nomeado bispo auxiliar de Natal pelo papa Pio XII. Em 1962 foi designado administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, função que exerceu até a chegada de dom Nivaldo Monte, em 1965. Em seguida, tornou-se administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador e, quatro anos depois, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, pelo papa Paulo VI.

No período em que esteve em Salvador, dom Eugênio foi o criador das Comunidades Eclesiais de Base, da Campanha da Fraternidade e do Movimento de Educação de Base. Foi também um dos primeiros a implantar o Diaconato Permanente na Igreja no Brasil. No tempo da Ditadura Militar, realizou, em segredo, diversas ações em prol do abrigo a perseguidos políticos.

Em 1969, dom Eugênio foi criado cardeal presbítero pelo papa Paulo VI, e chegou a ocupar cargos em onze congregações no Vaticano. Em 13 de março de 1971, foi nomeado para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, função que exerceu até 2001, quando sua renúncia foi aceita. Ele já estava com 80 anos de idade.

Sua atuação teve como inspiração o seu lema episcopal, fundamentado na Carta de São Paulo aos Coríntios: "Impendam et Superimpendar" (2 Cor 12,15): “De muito boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós”

EVENTOS CATÓLICOS 2012