terça-feira, 29 de maio de 2012

INFORMAÇÃO

Processo de beatificação de Frei Damião segue para Roma em junho


Jéssica Marçal
Da Redação



Convento de São Félix
O candidato a beato, Frei Damião, que viveu 66 anos de missão na região Nordeste do Brasil

Um homem de fé, que levou uma vida de doação de si em prol dos necessitados. Assim foi a trajetória de Frei Damião de Bozzano, que viveu 66 anos de missões na região do Nordeste brasileiro. Diante de sua fama de santidade, foi aberto o pedido para que o frei seja beatificado. Com o término da fase diocesana do processo de beatificação no último domingo, 27, a expectativa para a aprovação da Santa Sé aumenta, principalmente entre os nordestinos, que puderam acompanhar de perto a obra de Frei Damião.

A abertura oficial do processo de beatificação do frei foi no dia 31 de janeiro de 2003. Desde então, o vice-postulador da causa aqui no Brasil, frei Jociel Gomes, vem trabalhando na chamada fase diocesana, em que se faz o levantamento de documentos sobre a vida do candidato a beato e se colhe depoimentos que comprovem a prática das virtudes cristãs.

“Recolhemos toda a documentação pessoal, escolar, religiosa, também tudo aquilo que foi escrito pelo Frei Damião. Também escutamos os testemunhos de pessoas que o conheceram de perto, conviveram com ele e puderam dar um testemunho, principalmente acerca daquilo que a Igreja pede para o processo de beatificação e canonização que são as virtudes: a fé, a esperança e a caridade”, explicou o vice-postulador.

Para Frei Jociel, essas três virtudes resumem os fatores que agregaram a frei Damião a fama de santidade. “Frei Damião era um homem de muita fé, por causa da fé ele deu a sua vida. Eu sempre digo que Frei Damião foi um homem movido pela fé. Pela fé ele viveu pela fé ele se doou”, disse.

Ele contou ainda que o povo nordestino sempre viu em Frei Damião uma voz de esperança e revelou outra grande característica do candidato a beato que pode ser modelo hoje: o dom da escuta.

“Dentro desses 66 anos, Frei Damião confessou uma imensidão de gente. Alguns que conhecem a vida de santos e de missionários dizem que ele confessou até mais do que Padre Pio. E uma escuta não só dos pecados, mas uma confissão que às vezes também se tornava aconselhamento. Frei Damião parava para escutar as dores e alegrias, a partilha desse povo sofrido”, informou.

Expectativas

A solenidade de encerramento da fase diocesana foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, no Convento de São Félix, onde Frei Damião foi sepultado. Como tudo foi feito de acordo com as devidas orientações, frei Jociel acredita que a causa será de fato aceita pela Santa Sé. “No coração do nordestino, Frei Damião já tem um altar, mas a santidade dele precisa realmente ser reconhecida pela Igreja”.

Frei Jociel também informou que, quando esteve em Roma, em fevereiro, ficou sabendo que lá na apostulação geral existe uma grande ansiedade pela chegada do processo de Frei Damião. Se o processo for entregue em junho, seguindo o prazo, em cerca de dois anos a Santa Sé deve dar uma resposta.

Tal retorno está sendo esperado ansiosamente aqui no Brasil. Frei Jociel se diz impressionado com o interesse de pessoas do país inteiro na causa de Frei Damião. Ele informou que já existe uma pesquisa acerca dos possíveis milagres que o frei tenha realizado e que ele está acompanhando cinco casos em especial. Saindo a beatificação, já existe a intenção de entrar com o pedido de canonização.

O Vice-postulador citou ainda o papel dos meios de comunicação, que lá no Nordeste têm anunciado constantemente novidades sobre o processo. “Os meios de comunicação já noticiam tanta coisa negativa então colocar para o Brasil, para outras regiões este testemunho de santidade de Frei Damião como um farol é algo bom a ser transmitido e a gente não pode esquecer essa memória”, finalizou.

Frei Damião

Frei Damião de Bozzano nasceu na Itália em 1898. Aos 33 anos, deixou o país e veio ser missionário no Nordeste do Brasil, onde teve como primeira residência o Convento de Nossa Senhora da Penha. Viveu 66 anos para realizar as “santas missões”, estilo próprio que encontrou para evangelizar. Dedicou sua vida à pregação, à confissão, à celebração da Eucaristia e ao convite para uma conversão e mudança de vida. Já com a saúde debilitada, Frei Damião faleceu no dia 31 de maio de 1997, aos 98 anos, após sofrer um derrame cerebral no Real Hospital Português do Recife. Seus restos mortais repousam numa capela especial, dedicada à N. Sra. das Graças, no Convento de São Félix de Cantalice, onde viveu seus último dias. 
Fonte;http://noticias.cancaonova.com

Esporte, No dia 6 de Junho tem um Grande Amistoso das TRI F'z X Feras Mucambenses la na escola José Parante prado no Sumaré as 19:00

CAMPEONATO SOBRALENSE DA 2º DIVISÃO JOGOS DECISIVOS NESTE FINAL DE SEMANA, Local: CAMPO DO Geromão - 03.06.12 (Domingo) - JOGOS 2º DIVISÃO 3º FAS 9;00H - JUNCO X CEARAZINHO

sábado, 26 de maio de 2012

NOTICIAS ESPORTE CAMPEONATO SOBRALENSE DA 2º DIVISÃO JOGOS DECISIVOS NESTE FINAL DE SEMANA



Local: Estádio do Junco - 26.05.12 (Sábado) - JOGOS 2º DIVISÃO 2º FASE
Preliminar: 15:00H - JUNCO       X    NOVO RIVER PLAYT

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Convite Posse


                Fonte;www.sindsems.org.br

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Padre Antonio Spadaro conversa com jovens comunicadores sobre rede social

E-mail Imprimir PDF
spadaroO jesuíta italiano padre Antonio Spadaro fez palestra, na manhã deste sábado, 19 de maio, no Seminário de Jovens Comunicadores sobre o novo ambiente de vida e de comunicação representado pela internet e deu ênfase ao fato de que a rede "mudou nosso modo de existir". O encontro, promovido pela CNBB, prossegue à tarde com nova participação de Spadaro e  com outras conferências ministradas pela prof. Elisabeth Saad e pelo Pe. Gildásio Mendes dos Santos.
O site "jovens conectados" da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude  da CNBB apresentou padre Sapadaro antes de sua chegada à Brasília para falar aos comunicadores:
Ordenado em 1996, Spadaro tem 45 anos, é jesuíta e dirige a prestigiosa revista Civiltà Cattolica, fundada há mais de 160 anos. É formado em filosofia pela Universidade de Messina e realizou seu doutorado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Já publicou 15 livros, entre eles, Cyberteologia. É um estudioso das novas tecnologias e da forma como as novas formas de comunicação estão mudando os comportamentos e a vivência da fé. Foi nomeado pelo Papa Bento XVI consultor de dois conselhos pontifícios: de Cultura e de Comunicações Sociais.
Em breve entrevista aos Jovens Conectados, Spadaro lembra que a internet tem um papel cada vez mais importante na construção da identidade religiosa dos jovens, e fala sobre a expectativa de se encontrar com os jovens comunicadores brasileiros.
Veja a seguir:
O que é a Cyberteologia?
Padre Spadaro: A Rede hoje tem um forte impacto sobre nossa vida. Ela toca, de fato, o modo de nos relacionarmos uns com os outros, mas também nosso modo de conhecer a realidade e de pensar. A pergunta, portanto, é: não terá a internet também um impacto no modo de pensar a fé? A cultura do cyberespaço coloca novos desafios à nossa capacidade de pensar a fé, de formular e de escutar uma linguagem simbólica que fale da transcendência na nossa vida. Logo, a cyberteologia é a reflexão sobre o pensar a fé à luz da lógica da rede. Como essa pode modelar a escuta e a leitura da Bíblia, o modo de compreender a Igreja e a comunhão eclesial, a Revelação, a liturgia, os sacramentos: os temas clássicos da teologia.
Como a comunicação pode transformar a vida dos jovens?
Padre Spadaro: Cada vez mais a internet contribui na construção da identidade religiosa dos jovens, pois a rede não é um instrumento, mas um ambiente. Um estudante meu uma vez disse: “amo o meu computador porque dentro dele estão todos os meus amigos”. É um paradoxo, mas contém uma certa verdade. Estamos sempre mais conectados entre nós. O desafio é transformar essa conexão em uma relação forte, em comunhão. Uma coisa contudo é clara: “comunicar” significa sempre menos “transmitir” (broadcasting) e sempre mais “compartilhar” (sharing). E isto muda a vida.
O que espera do encontro com os jovens brasileiros no Seminário Nacional de Jovens Comunicadores?
Padre Spadaro : Primeiro, espero conhecer melhor a realidade dos jovens comunicadores cristãos do Brasil.  Ao contrário de outras culturas mais ligadas ao conceito abstrato e ao desapego, a cultura brasileira, tal como a conheço, é muito ligada às relações e à intensidade. Essa energia é o combustível da comunicação humana, e é também a verdadeira força da melhor cultura da rede. Já vivi, em julho passado, um seminário sobre comunicação com os bispos do Brasil. Foi uma experiência fundamental para mim. Enfim, espero aprender muito.

Fonte;www.cnbb.org.br

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sobralense faça parte desta linda homenagem! Sua presença é muito importante para o sucesso do evento! A MÃE de DEUS e minha MÃE espera por você no "ARCO DE NOSSA SENHORA DE FATIMA" 31 de Maio.


ESPORTE FUTSAL FEMININO



NASCER UMA NOVA EQUIPE DE FUTSAL FEMININO EM SOBRAL NO BAIRRO DO SUMARE AS TRI FS QUE SIGNIFICA FORÇA FEMININA DE FUTSAL TEM COM PRESIDENTE RONEY.

EMBREVE MAIS DETALHES DESSE EQUIPE



terça-feira, 8 de maio de 2012

Arsenal bicampeão meruoquense

 A Liga  de Meruoca  de Futebol encerrou na Tarde  de  01.05.2012 No estadio de Meruoca  a Campeonato Meruoquense de Futebol Feminino de 2012. A decisão foi entre as equipes do ARSENAL X FLAMENGO,
 ARSENAL ganhou de 2 a 0