terça-feira, 25 de janeiro de 2011











1.   Treinar sempre. Precisamos sempre estar em forma, em dia, preparados e adequados. Tudo na vida deveem preparado para vencermos a mediocridade, a rotina, a superficialidade. Treinar significa dar o melhor de si,  cultivar-se sempre, querer crescer. Nunca estamos prontos e acabados, somos eternamente aprendizes.
2.   Trabalhar em equipe. Nós somos tentados ao individualismo, isolamento ou estrelismo. Tudo isso leva à derrota. O futebol é uma escola da vida em equipe, em unidade, em interação com os outros. O time, a equipe é como uma família. Todos são importantes. A vitória de um é sucesso de todos. O time em campo ensina valorizar o outro, promover o outro, aceitar ajuda do outro, colaborar e trabalhar juntos para vencer juntos.
3.   Obedecer às normas. Quanto mais um jogador sabe e obedece às normas do jogo tanto mais ele é eficiente e erra menos. Obedecer às normas não é submissão, jugo, opressão, servilismo. As normas e leis existem para o bem comum e a obediência às leis permite a convivência social, a igualdade de todos e o zelo pelo que é público. Obedecer ao árbitro é proteger o time contra a violência, o egoísmo, o orgulho, a raiva, a vingança.
4.   Saber ganhar e saber perder. Assim é a vida. Saber ganhar sem vaidade, orgulho e desprezo dos outros. O que importa é participar. Sem o adversário, não há vitória. Saber respeitar o adversário é sinal de maturidade. O adversário não é mau nem inimigo, mas, alguém importante que nos desafia. Outra lição do futebol é saber perder. Quão difícil na vida é saber perder. Aceitar a derrota, o fracasso e treinar de novo para melhorar, eis o caminho da sabedoria. A derrota é possibilidade de auto-avaliação e de superação das limitações. Muitas vezes a derrota é oportunidade para futura vitória.
5.   Ser bom atleta. Um atleta passa por grandes renúncias, sacrifícios, exigências. Precisa de formação física e psicológica, de concentração e autocontrole, espírito de cooperação e domínio de si, superação da derrota,  respeito ao rival, espírito de equipe e amizade. Se em nossas Igrejas, escolas, tivéssemos fiéis e estudantes com espírito de atleta, a missão educadora e evangelizadora seriam bem diferentes.
6.   Ser torcedor. Aprendemos lições do futebol com os bons torcedores. Eles são entusiasmados, vibrantes, participantes, incentivadores, colaboradores, motivadores. Se soubéssemos vibrar com a verdade e o bem, a justiça e o amor com o vigor dos torcedores, teríamos outra sociedade. Ser torcedores do evangelho, do reino de Deus, do amor fraterno, é o que mais necessitamos para derrotar a violência, a droga, o vazio existencial. Demonstra alto grau de humanismo quem torce pelo sucesso e bem-estar dos outros.
7.   Evitar os perigos. Quando o time vira ídolo enfrentamos sérios perigos. Deixamos Deus e adoramos o time. A corrupção financeira ronda os esportes. Tudo vira negócio. A violência toma conta dentro e fora do campo. Quando um time é endeusado a família é deixada de lado, as finanças não são controladas, o nervosismo, a hipertensão, as doenças vasculares aparecem. O torcedor se torna um escravo. Tudo vira circo, festa e alienação. A idolatria esportiva enfraquece a consciência política, o interesse social, a responsabilidade por outros valores inegociáveis. “Filhinhos, fugi dos ídolos”, nos diz o evangelista João. A idolatria gera fanatismos e escravidões, engana as pessoas, corrompe a vida. Além disso, afasta de Deus, prejudica a família, aliena a consciência, escraviza a sociedade. Somos atletas de Deus em busca da coroa incorruptível nos céus. A salvação eterna será o gol decisivo da vitória da graça e da fé. Cantaremos eternamente as glórias de Deus que deu à Igreja, o treinador Jesus e o Espírito Santo, o técnico da graça e médico de todas as feridas do jogo evangelizador.
8.    
Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina/PR
Preside da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB

terça-feira, 11 de janeiro de 2011






















CALENDARIO DE COMPETIÇÕES DA LIGA SOBRALENSE DE FUTEBOL PARA 2011

CALENDÁRIO DA LIGA SOBRALENSE DE FUTEBOL – ANO 2011
PERÍODO: FEVEREIRO A DEZEMBRO / 2011
1. CAMPEONATO SOBRALENSE DE FUTEBOL – 1º DIVISÃO
Período: De Março a Setembro de 2011.
Data p/ início: 03.03.2011 (5º Feira) Total de Clubes: 12
2. CAMPEONATO SOBRALENSE DE FUTEBOL – 2º DIVISÃO
Período: Abril a Julho de 2011
Data p/ início: 26.03.2011 Total de Clubes: 20
3. CAMPEONATO SOBRALENSE DE FUTEBOL - JUVENIL SUB20
Idade: 18 a 20 anos ( atletas nascidos 1993. 1992 e 1991)
Período: De Março a Agosto de 2011.
Data p/ início: 09.03.2011 (4º Feira) Total de Clubes: 12
4. CAMPEONATO SOBRALENSE DE FUTEBOL – INFANTO JUVENIL SUB17
Idade: 15 a 17 anos ( atletas nascidos 1994, 1995 e 1996 )
Período: De Julho a Setembro de 2011.
Data p/ inicio: 01 de Julho 2011 Total de Clubes: 14
5. CAMPEONATO SOBRALENSE DE FUTEBOL – INFANTO JUVENIL SUB14
Idade: 13 e 14 anos ( atletas nascidos 1997, 1998 )
Período: De Agosto a Outubro de 2011.
Data p/ inicio: 17 de Agosto 2011 Total de Clubes: 14
6. CAMPEONATO SOBRALENSE DE FUTEBOL - INFANTIL SUB12
Idade: 10 a 12 anos ( atletas nascidos 1999, 2000 e 2001 )
Período: De Outubro a Dezembro de 2011.
Data p/ inicio: 05 de Outubro 2011 Total de Clubes: 16
7. CAMPEONATO SOBRALENSE DE FUTEBOL FEMININO
Idade: a partir dos 16 anos
Período: Setembro a Novembro de 2011
Data p/ inicio: 02 de Setembro 2011 Total de Clubes: 10
8. XI COPA SOBRAL DE FUTEBOL – ANO 2011
Período: Agosto a Dezembro Total de clubes: 128 (Distritos e Bairros)
Realização: Secretaria do Esporte e Juventude / PMS.
Data p/ inicio: 13 de Agosto de 2011.
Coordenação: Liga Sobralense de Futebol
Sobral,Ce., 07 de Dezembro de 2010.
LIGA SOBRALENSE DE FUTEBOL
Pedro Neto Alves - Presidente da LSF
Ivan Esteves Alves - Vice Presidente da LSF

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Férias no Ceará: shows vão animar Capital e Interior
O Governo do Estado, através da Casa Civil, divulgou a programação de shows da quinta edição do Férias no Ceará. Durante todos os finais de semana do mês de janeiro, além do primeiro fim de semana do mês de fevereiro, o som do pop rock nacional, da música popular brasileira e dos grandes clássicos vai invadir os quatros cantos do Estado. Esta será a quinta edição do festival que leva shows gratuitos para o Interior do Estado e também para a Capital. O primeiro show em Fortaleza acontece no dia 8 de janeiro, com a banda Kid Abelha. No Interior o primeiro palco para o Kid Abelha será no município de Limoeiro do Norte, já no dia 6. Essa será a primeira vez que a banda carioca fará uma apresentação gratuita no Estado.
O cronograma de shows do Férias prevê apresentações nas quintas, sextas-feiras e domingos no Interior e os shows aos sábados ficam com o público da Capital. Todos os shows serão gratuitos, sempre a partir das 20 horas, com a abertura de uma banda cearense.
O “Férias no Ceará” segue agitando durante todos os finais de semana de janeiro, com apresentações em Fortaleza, Sobral, Canoa Quebrada, Camocim, Crateús, Tianguá, Juazeiro do Norte, Iguatu, Maracanaú, Beberibe, Caucaia, Crato, Quixeramobim, Quixadá, Limoeiro do Norte, Jericoacoara, Itapipoca, Canindé, Ubajara, Brejo Santo, Maranguape e Tauá. Além do Kid Abelha, estão agendadas apresentações de Vanessa da Mata, Jorge Versilo, Nando Reis, Paralamas, Jota Quest, Biquíni Cavadão, Skank e da Orquestra Experimental de São Paulo .


www.sobral.ce.gov.br

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

FORMAÇÕES

Imagem de Destaque

Na oração conhecemos os planos de Deus

No momento em que você conhece a Deus, você conhece a si
Ninguém se coloca sob o sol sem se queimar e quem se expõe exageradamente a ele vai sofrer as suas consequências. Com Deus acontece algo semelhante, pois ninguém se coloca na presença d'Ele sem ser beneficiado por Sua presença. As marcas da presença do Todo-poderoso também são irreversíveis. Irreversíveis para a nossa salvação.
Quando nós nos deixamos conduzir pelo Espírito Santo Ele nos dá liberdade. Nunca Nosso Senhor pensou em trazê-lo para perto d'Ele para tirar algo de você, muito menos para limitar a sua liberdade. Se Ele não quisesse que fôssemos livres, por que Ele nos teria criado livres?

A nossa liberdade ficou comprometida por nossa culpa, porque quem peca se torna escravo do pecado. Pelos nossos pecados e pelos vícios, que entraram em nossa vida, nós ficamos debilitados. Foi para sermos livres que o Pai do céu enviou Jesus. Deus Pai nos deu Cristo para nos libertar daquilo que nos amarrava. Deus nos mostra quais caminhos podemos seguir, mas a liberdade de escolher é nossa. O desejo do Senhor é libertar você de toda angústia, de toda opressão. O desejo d'Ele é vê-lo feliz.
"É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão" (cf. Gálatas 5,1).
Cristo amou você, morreu em uma cruz por sua causa para que você não seja escravo do pecado. O Ressuscitado nos libertou de todo o mal, de toda a armadilha do inimigo, para que permaneçamos livres. Contudo, ninguém é livre na maldade. Uma vez que o Espírito Santo o visitar não dê brecha para o pecado; Ele desbarata a tentação.
O Espírito Santo nos cura e nos liberta. Ninguém pode saber o que está em seu interior se você não abrir a boca e dizê-lo. Rezar é você ficar nu na presença de Deus. Quando você reza, você está se pondo na presença do Altíssimo. Quando você tira a roupa diante do espelho você vê o que quer e o que não quer. Na hora em que estamos rezando caem as nossas roupas, espiritualmente falando e, do mesmo modo, vemos aquilo que queremos e o que não queremos. Tudo que eu faço de mau volta para mim no momento da oração. As feridas que nós ignoramos, na oração não conseguimos ignorá-las, porque nesse momento Deus no-las revela para nos curar. No momento em que o Senhor me mostra quem eu sou, Ele também mostra quem Ele é.
No momento em que você conhece a Deus, você conhece a si mesmo, por isso rezar não é coisa para qualquer um. Na oração, Deus se revela a mim, mas Ele também me revela a mim mesmo. Se Ele me revela uma coisa que não está boa, é porque é preciso consertá-la.

Você precisa de muito perdão e de muita cura e só Deus pode lhe dar essas graças. Eu e você precisamos, na oração, pedir ao Espírito Santo que nos faça entrar em nosso coração para descobrimos o que está ruim ali dentro. Deus, que passou com você por cada caminho que você percorreu, sabe quando você foi machucado e sabe como curá-lo.
A nossa vida inteira é um processo de cura interior. Enquanto você estiver com os pés aqui nesta terra sua vida será um processo de cura interior. Não existe ninguém que, tendo rezado, Deus não lhe tenha respondido. E se Ele não o faz diretamente Ele o faz por intermédio de uma pessoa ou de um fato.

Nós precisamos aprender a ouvi-Lo na oração, para conhecermos os planos que Ele tem para nossa vida. O Todo-poderoso tem um plano de amor, um plano de realização, um plano de felicidade, Ele projetou um caminho de felicidade para você. Muitas vezes, nós não somos felizes porque esse plano não se cumpre na nossa vida. Se você não abre o seu coração para a oração, você corre o sério risco de morrer sem conhecer o plano que Deus tinha para você.

Artigo produzido a partir da pregação de Abr/2010
Foto
Márcio Mendes
marciomendes@cancaonova.com
Missionário da Comunidade Canção Nova, formado em teologia, autor dos livros "Quando só Deus é a resposta" e "Vencendo aflições, alcançando milagres".

Fonte: www.cancaonova.com.br

-